Endoscopia Veterinária

A endoscopia veterinária é um método eficiente e minimamente invasivo para diagnósticos doenças do trato digestivo, permitindo a coleta de amostras para biópsias do aparelho gastrointestinal. Com a ajuda de um veterinário especialista pode-se diagnosticar doenças gastrointestinais, distúrbios digestivos, gastrite e úlceras, doenças inflamatórias e intestinais, colite e neoplasias.  

Endoscopia veterinária é parte integrante do tratamento não-operatório retirada de corpos estranhos, ingeridos acidentalmente pelos nossos pets. Ela também permite avaliar vias respiratórias  principalmente quando o paciente apresenta sintomas como tosse ou mesmo algum tipo de hemorragia nasal.

Endoscopia Veterinária_edited.jpg
Video endoscopia veterinária_edited.jpg

O procedimento de endoscopia é recomendado para cães com problemas digestivos e qualquer outra condição que exija uma inspeção mais detalhada do esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso ou outros órgãos.

É importante notar que o procedimento deve ser realizada sob anestesia geral. Isso significa que o paciente deve passar por uma avaliação clínica criteriosa e, muitas vezes, passar por exames pré-anestésicos antes de ser indicado para esse tipo de procedimento.

Existem diferentes tipos de endoscópios hoje que nos permitem examinar e visualizar o esôfago, estômago, duodeno, intestino delgado e cólon, cavidades nasais, traqueia e brônquios, canal vaginal e uretra, bem como a bexiga urinária.

Suas indicações podem ser de natureza diagnóstica ou terapêutica: podemos estar buscando alterações na anatomia do nosso paciente ou tentando tratar algum tipo de anormalidade.

A endoscopia é um procedimento que nos permite ver dentro do trato digestivo do animal. Durante este processo procuramos alterações como processos inflamatórios, infecções, lesões neoplásicas, lesões erosivas ou ulcerativas, estenoses, dilatações e presença de corpos estranhos (objetos).