pet shop, clinica veterinaria campinas sp e clínicas veterinárias em campinas sp

EMERGÊNCIAS VETERINÁRIAS POR ENVENENAMENTO E INTOXICAÇÃO  clinica animal campinas

emergências veterinárias 24 horas

Independente se seu animal é filhote ou adulto, eles são  curiosos por natureza adoro explorar o ambiente e alguns tem seu instinto bem aguçado para caça  e com a chegada do final de ano e festividades surgem também perigos para seu pet. Devemos ter cuidado ao oferecer alimentos diferentes para nossos amiguinhos. Além disto, devemos ficar atento pois em um minuto de desatenção seu animal pode comer algo proibido pois alguns alimentos não são bem vindos para cães e gatos.

Emergências por envenenamento

E ainda existe os envenenamento propositais causados pelo ser humano como envenenamento por chumbinho, infelizmente o chumbinho não tem cheiro nem cor, por isso os animais comem e com isso são envenenados é uma  realidade muito perigosa e assustadora, centenas de animais domésticos morrem ou adoecem a cada ano como resultado da barbárie de mentes perturbadas. O criminoso prepara o veneno misturado a um petisco atraente para nossos cães e gatos. É muito importante ficarmos atentos para impedir que nossos pets caiam nesta perversa armadilha.

Para os gatos, que têm acesso a rua, devemos ficar atentos as suas saídas.

MINUTOS CRUCIAIS

Após o envenenamento, em alguns minutos, a vítima começará a salivar profusamente, são momentos angustiantes e de muita dor, o organismo tenta se livrar do veneno através do vômito.

A vítima vomita repetidamente, mas o veneno já foi absorvido e o animal envenenado está chegando a um fim lento e doloroso, é apenas uma questão de tempo. Portanto, diante de sintomas tão acentuados, o alerta é mais do que evidente, encaminhe-o ao seu veterinário de confiança o mais rápido possível.

AÇÃO RÁPIDA

Na clínica o tratamento deve ser o mais rápido possível pois não há tempo a perder, um veterinário experiente reconhecerá os sintomas que podem ser:

• Miose (contração pupilar extrema que não responde à luz);

• Respiração ofegante, devido ao fato de que seus brônquicos estão contraídos;

• Desidratação;

• Diminuição do estado de consciência;

• Aumento ou diminuição da freqüência cardíaca;

• Há outros sintomas evidentes que seu médico veterinário saberá identificar, portanto confie no profissional que escolheu.

CORRIDA PARA A VIDA

Tenha confiança no veterinário que escolheu pois um veterinário experiente será capaz conduzir o tratamento indicado para o tipo de sintomas que seu amigo apresenta.

A corrida para a vida continua, o coração de seu amigo pode diminuir seus batimentos e somente através da análise de um profissional, neste tipo de emergência veterinária, pode-se reverter esta situação, através de fármacos que normalizam os batimentos do coração.

A vítima pode também sofrer alterações respiratórias e hipotermia, sendo estabilizadas por um profissional que possua todo suporte para este tipo de emergência.

Se o socorro for rápido, pode até ser necessário uma lavagem estomacal através de um procedimento por endoscopia.

Além dos sintomas mencionados, fique atento para outros sintomas como:

• Vômito

• Sialorreia

• Diarreia com sangue

• Olhos pupilas dilatadas

• Andar em círculos

• Convulsões

• Tremores

• Confusão mental

O animal envenenado precisa ser socorrido imediatamente e com caráter de emergência e ser levado a um veterinário

Não de nada para seu pet comer ou tomar sem as devidas orientações de um veterinário.

Outros riscos

Plantas flores e animais peçonhentos também são causadores de intoxicação os pets devem  ter uma alimentação adequada. Deve-se evitar oferecer alimentos e petiscos diferentes de sua dieta habitual.

Alguns alimentos são proibidos para cães e gatos tais como:

• Chocolate;

• Alho e cebola;

• Uvas;

• Frutas cítricas;

• Abacates;

• Comidas gordurosas.

Além dos casos citados acima, uma das principais causas de intoxicação nos pets é pela ingestão acidental de medicamentos humanos. Embora alguns medicamentos humanos são utilizados na medicina  veterinária, a dosagem comercializada ou a quantidade que o animal possa vir a ingerir são fatores que influenciam no grau de toxicidade.

Por isso toda atenção com seu pet pois eles precisam de cuidados e ao menor sinal de perigo procure um médico veterinário experiente e de sua confiança.